segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Palestra!


No dia do meu aniversário, 02 de agosto, recebi um convite e ao mesmo tempo um presente, ministrar uma palestra sobre motivação, sonhos, objetivos...a alunos do ensino médio da escola estadual a qual eu estudei.
Meu nome foi mencionado no conselho de professores, e fizeram-me o convite, o qual eu poderia pensar se iria aceitar ou não, e depois  dar a resposta.
Fiquei feliz por saber que confiaram tamanha responsabilidade a mim, e decidi aceitar... e na sexta-feira passada, fui a escola para realizar a palestra.
Antes disso comprei um livro entitulado "Você não precisa ser chefe para ser lider", para me dar "um norte", pedi opiniões a alguns amigos, li a respeito, pesquisei, estudei, debati, sobre o que falar para jovens entre 14 a 16 anos por ai.
Enfim, na sexta-feira, lá estava eu diante daqueles anjos, e confesso que eu não estava bem, estava triste, angustiada, tinha tido uma semana difícil, e não estava nenhum pouco empolgada pra falar para um monte de adolescentes.
No entanto, eu já havia dado a minha palavra que iria na sexta-feira, não poderia adiar mais. E na quinta-feira a noite cheguei a pensar, meu Deus como vou falar sobre motivação a vários adolescentes se estou mais desmotivada que eles, cansada devido a rotina acadêmica.
Não dava mais para fugir, tinha que encarar a responsabilidade que havia assumido. Logo, quando cheguei na escola pela manhã, uma criatura adorável, veio me desejar boa sorte e me entregou uma rosa, fiquei feliz, pude ver que "não estava sozinha", embora soubesse.
Comecei a falar com os adolescentes, eles foram fazendo silêncio e a medida que eu ia falando, eles iam permanecendo quietinhos, me ouvindo...
Resolvi falar da minha experiência de vida, da importância de estudar, de batalhar pelos nossos sonhos e objetivos, de não deixarmos influenciar pelas pessoas pessimistas, de levantar quando cairmos, pois difícil não é cair e sim levantar...de como o mercado de trabalho é competitivo, de como algumas pessoas são egoístas, que muitas vezes algumas  não conseguem realizar seus sonhos e por isso, não "deixam" que realizemos o nosso...que na vida nada é fácil, mais se lutarmos por tudo aquilo que acreditamos, com certeza temos a chance de fazer diferente, de fazer a diferença e ter um mundo e um futuro melhor...!!!
Depois de quase uma hora e meia falando, encerrei a palestra com um vídeo e agradeci a paciência e atenção de todos, e fui embora para minha aula na faculdade de direito.
Porém, percebi que não havia dado o melhor de mim, que não tinha dado o meu 100% devido o meu cansaço mental e físico (Por que nessa época eu ia e voltava da faculdade a pé em uma distância bem considerável de uns 3 km eu acho).
A aula terminou, fui ao médico fazer alguns exames, cheguei em casa era quase uma hora da tarde...quando entrei na cozinha haviam dois envelopes em cima da mesa, e logo pude perceber que um era para mim, e reconheci a letra...era da minha amiga, Rose Neide Amador Bufulin, que é professora de Língua Portuguesa dos alunos na escola, e também fora minha professora, e hoje somos grandes amigas ( é a criatura adorável da flor).
Era uma linda carta de agradecimento, pela palestra que  eu havia realizado, e uma redação de cada aluno comentando o que tinham aprendido com a palestrante.
Comecei a ler, e a medida que ia lendo, as lágrimas rolavam sobre minha face...
Cada redação, eles diziam o que haviam aprendido com a palestrante e o que aquilo iria mudar na vida deles...vocês não imaginam como cada redação me tocou de forma diferente...impossível não se emocionar diante de algo tão belo...de como podemos tocar corações e mudar vidas, de como podemos ser útil as pessoas!
O que posso lhes dizer:  fui à escola no intuito de ajudar os alunos, mais, só depois eu percebi, que ao invés de 'dar' eu estava era 'recebendo', porque quando fazemos na gratuidade, nosso coração se enriquece de uma forma  tão grande que não há nada nesse mundo que possa pagar!!!

Nenhum comentário: